Origem da plavra Caipira

Baseado na Grande Reportagem “Os Rumos da Música Caipira no Vale do Paraíba”, de Anderson Borba Ciola e Fábio Cecílio Alba, a origem da palavra caipira ainda é motivo de controvérsias. Segundo o Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luiz Câmara Cascudo, a palavra significa “homem ou mulher que não mora em povoação, que não tem instrução ou trato social, que não sabe vestir-se ou apresentar-se em público. Habitante do interior, tímido e desajeitado...”. Robert W. Shirley, em seu livro “O fim de uma tradição”, critica a posição de Câmara Cascudo, dizendo que: “Esta definição em si mesma, revela a extensão da grande lacuna social entre os escritores urbanos e os camponeses, pois, de fato, o caipira tem uma cultura distintiva e elaborada, rica em seus próprios valores, organizações e tradições”. Já no Dicionário Aurélio é encontrada a seguinte definição: “Habitante do campo ou da roça, particularmente os de pouca instrução e de convívio e modos rústicos”. Cornélio Pires, jornalista e violeiro, em seu livro “Conversas ao pé do fogo” define a palavra caipira da seguinte forma: “Por mais que rebusque o étimo de caipira, nada tenho deduzido com firmeza. Caipira seria o aldeão; neste caso encontramos o tupi-guarani capiâbiguâara. Caipirismo é acanhamento, gesto de ocultar o rosto, neste caso temos a raiz ‘caí’, que quer dizer gesto de macaco ocultando o rosto. Capipiara, que quer dizer o que é do mato. Capiã, de dentro do mato, faz lembrar o capiau mineiro. Caapiára quer dizer lavrador e o caipira é sempre lavrador. Creio ser este último o mais aceitável, pois caipira quer dizer roceiro, isto é, lavrador...”.

21.2.11

Buscas/QUEBRA CABEÇA

Bibliografias

Cornélio Pires- jornalista, poeta e contista. 23 livros o 1° em 1910 natural de Tietê/SP
Fez 4 filmes, e criou uma companhia de teatro caipira.

José Hamilton Ribeiro - jornalista, apaixonado por moda de viola escreveu " Música Caipira ás 270 maiores modas de todos os tempos"

Movitento Semana de 22

Amadeu amaral- jornalista, escritor natural de Capivari/SP livros "O dialeto caipira" já li

Titulo do TCC
Kaaipira Cultura e paladar
(como Salto/Itu e Indaiatuba preserva sua origem caipira)



Buscarei outros autores saltenses também.

Pesquisa de campo:
EXPLICAR O SIGNIFICADO DA PALAVRA

INFLUÊNCIAS DOS ÍNDIOS/NEGROS/BANDEIRANTES, NO GEITO DE FALAR, VESTIR, E FAZER CULTURA. E EM QUE O RIO TIETÊ INFLUENCIOU ISSO

EM SALTO/ITU/INDAITUBA O QUE PESQUISAR:
ETORE LIBERALESSO HISTORIADOR DE 90 ANOS
ARMAZÉM POPULAR MAIS DE 100 ANOS
PADARIA BETIOL MAIS DE 80 ANOS
IGREJA MATRIZ
SECRETARIA DA CULTURA(AS FESTAS CAIPIRAS QUE AINDA ACONTECEM EM SALTO)
CLUBE DE VIOLEIROS
LOJA ZINHA COMO SE VESTEM OS CAIPIRAS
CAPELA NOSSA SENHORA DAS NEVES(CONGADA/FOLIA DE REIS/FESTA JUNINA)
COMIDA ASSOCIAÇÃO DA EMPADA
MUSEU DAS CIDADES
BIBLIOTECAS
OS CONTADORES DE CAUSOS SALTENSES
OS COMPOSITORES E ARTISTAS SALTENSES
LOCUTOR DA FM90 QUE FAZ PROGRMA SERTANEJO MODÃO
GASPARINI FILHO
O MESMO SERÁ FEITO EM INDAITUBA E ITU

Um comentário:

Obrigada por contribuir com sua informação